CLIMA – 17/01/2021

Alerta para temporais e ventania no Sul do Brasil

Neste fim de semana, entre os dias 16 e 17 de janeiro, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando temporais, com chuva e ventos fortes no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios e potencial para queda de árvores e destelhamento de imóveis nos eventos de ventania.


No sábado, 16 de janeiro, a frente fria se aproxima do Sul do Brasil, formando as instabilidades que, a partir da tarde, provocam chuva no Rio Grande do Sul. A chuva é forte no centro-sul e sudoeste gaúcho. Há previsão de temporais, com chuva e vento fortes também no oeste do Rio Grande do Sul de Santa Catarina e do Paraná.


Na ilustração abaixo, a figura indica a posição da frente fria às 12h (local) de sábado (16).

Imagem7

A figura a seguir indica a previsão do acumulado de chuva no sábado(16):

Imagem5

No domingo (17), a frente fria avança pelo Sul do Brasil, como indicado na figura abaixo e provoca temporais, com muita chuva e vento forte nos estados do Sul.

Imagem6

Há indicativo de acumulados de chuva significativos no centro-norte, leste e nordeste do Rio Grande do Sul, no centro-oeste e sul de Santa Catarina e no centro-oeste e noroeste do Paraná, como indicado na figura abaixo, que mostra os acumulados de chuva no dia 17, domingo:

Imagem8

Vento intenso

Além da chuva forte, a frente fria provoca também vento forte no Sul do Brasil. As rajadas de vento durante o fim de semana variam entre 60 e 80 km/h.

Previsão de Hoje 17/01 São Paulo – SP
Hoje será mais quente que ontem
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

FONTE: https://www.climatempo.com.br/
Patrícia Vione – São Gabriel RS

Deixe uma resposta