2 de agosto de 2021

PAIDEIA Online

A notícia com equidade

Prefeitura de São Paulo congela aumento do IPTU em 2021

Depois de um pedido da Secretaria Municipal da Fazenda, o relatório final do projeto de lei do Orçamento da cidade de São Paulo para 2021 suspendeu o reajuste do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) no município para o ano que vem. Havia previsão de que o imposto fosse corrigido pela inflação, aumento agora descartado. Desta forma, os boletos de IPTU que chegarão aos imóveis paulistanos no ano que vem deverão vir com o mesmo valor do carnê deste ano.
Segundo o relator do projeto, vereador Atílio Francisco (Republicanos), o congelamento não afetará as receitas previstas para o ano que vem – o relatório final do PL aumentou o orçamento total em relação à proposta apresentada pelo governo em setembro, de R$ 67,5 bilhões para R$ 67,9 bilhões.

A Prefeitura de São Paulo informou que o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 começa em fevereiro. Segundo nota enviada pela Secretaria Municipal da Fazenda, todos os detalhes serão divulgados no site oficial nas próximas semanas.

As notificações do imposto devem ser enviadas pelos Correios para todos os donos de imóveis, mas os valores, assim como as guias de pagamento, também poderão ser acessados pelo site oficial.

Imposto não terá reajuste

O IPTU de 2021 na capital paulista não terá reajuste. A decisão foi tomada no fim de dezembro, após pedido da própria Secretaria Municipal da Fazenda. Havia previsão de que o imposto fosse corrigido pela inflação, aumento agora descartado.

Desta forma, os boletos de IPTU que chegarão aos imóveis paulistanos deverão vir com o mesmo valor do carnê de 2020.

  • com informações do Estadão Conteúdo; sob supervisão de Maria Carolina Abe.

IMAGEM: Ponte Estaiada em São Paulo – Pexels

FONTES: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/01/05/pagamento-de-iptu-2021-em-sao-paulo-comeca-em-fevereiro-diz-prefeitura
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/12/22/bruno-covas-congela-aumento-do-iptu-de-sp-em-2021.htm